Entrevista a Eduardo Oliveira
  • 18.05.2022
  • PS
  • Braga
  • XV Legislatura

18.05.2022

XV Legislatura

Braga

PS

Eduardo Oliveira

Foi nos Claustros da Assembleia da República que o deputado do Partido Socialista Eduardo Oliveira, eleito deputado à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Braga, recebeu a equipa d’Os 230 para mais uma entrevista do nosso projeto.

Apesar de ter nascido em Lamego, é em Vila Nova de Famalicão que Eduardo Oliveira se sente em casa. Diz ser um concelho extremamente desenvolvido, em constante crescimento e terra natal de pessoas boas. À parte os elogios, refere ainda que Vila Nova de Famalicão tem um papel de grande relevância para a economia nacional, uma vez que é o maior concelho exportador do Norte do país e o terceiro maior a nível nacional.

Foi exatamente nesse concelho que iniciou a sua formação académica em Enfermagem, com especialização em saúde materna, uma área que diz ser um sonho desde criança por lhe permitir cuidar das pessoas. Trabalhou no centro hospitalar de Médio Ave, na Maternidade de Famalicão e diz que exercer enfermagem e ser parteiro lhe dá muita satisfação, por ser responsável por trazer uma pessoa ao mundo. Outra das funções que tem como cuidador, e a qual se orgulha por lhe preencher todos os seus tempos-livres, é a de ser pai.

Em relação à política, revela que desde cedo que começou a frequentar eventos do Partido Socialista, uma vez que o seu pai colaborava com o partido na organização de comícios. Isso fez com que ingressasse na Juventude Socialista e que, mais tarde, apresentasse um projeto para o futuro do concelho, como candidato à Presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Hoje em dia, para além de deputado, é também Presidente da Comissão Política do Partido Socialista de Vila Nova de Famalicão.

Do Hospital para o Parlamento

A passagem do hospital para o Parlamento foi tranquila e serena, sendo que o momento mais desafiante aconteceu na primeira vez que interveio em pleno plenário, quando queria transmitir uma mensagem de confiança. Mas diz que, tanto no hospital como no Parlamento, o seu objetivo é cuidar das pessoas, embora de maneiras diferentes. Neste último caso, fá-lo através da legislação, porque se sente responsável por dar o seu contributo, apresentando medidas que sabe serem importantes para melhorar o futuro de todos, não só na saúde, como na educação e outras áreas.

Eduardo Oliveira diz que é necessária uma maior representação dos profissionais da saúde no Parlamento, isto porque na sua opinião faz falta dar um pouco da visão da carreira de enfermagem e fazer ver o que está mal e o que pode ser melhorado. Afirma que entende ser sua missão resolver os problemas da sua profissão, da sua carreira, e melhorar as condições dos profissionais de saúde do SNS, não só ao nível da enfermagem, mas de outras profissões também da área da saúde. Em relação à grande vaga de emigração de enfermeiros para o estrangeiro, o deputado justifica dizendo que no Sul existe uma maior oferta de emprego do que no norte do país e que os profissionais de saúde, a deslocarem-se para sair da sua terra, do seu concelho, antes preferem fazê-lo para fora do país, tentando novas experiências.

Artigo escrito por Mónica Mota, colaboradora do Projeto Os 230

Nome Completo

Eduardo Salvador da Costa Oliveira


Data de Nascimento

03/02/1984


Habilitações Literárias

  • Licenciatura em Enfermagem


Profissão

Enfermeiro especialista em saúde materna e obstetrícia


Comissões Parlamentares

  • Comissão de Saúde
  • Comissão de Cultura Comunicação Juventude e Desporto [Suplente]
  • Comissão de Administração Pública Ordenamento do Território e Poder Local [Suplente]