Entrevista a Lara Martinho
  • 25.05.2021
  • PS
  • Açores
  • XIV Legislatura

25.05.2021

XIV Legislatura

Açores

PS

Lara Fernandes Martinho

É com o objetivo de continuar a dar a conhecer os deputados da Assembleia da República que o projeto Os 230 divulga a 38ª entrevista. Francisco Cordeiro de Araújo, fundador da iniciativa, conversou com Lara Martinho, deputada do Partido Socialista (PS), eleita pelo círculo eleitoral dos Açores.

Nasceu nos Estados Unidos, mas foi a Ilha Terceira que a viu crescer. Foi aos cinco anos que veio para Portugal, embora tenha ainda algumas breves memórias das terras americanas, que recorda com entusiasmo.

Licenciou-se em Ciência Política e Relações Internacionais, por nutrir um grande interesse pela história internacional. É ainda mestre em Relações Internacionais e em Business and Administration pela Harvard Kennedy School.

Foi deputada na Assembleia Legislativa Regional dos Açores entre Novembro de 2012 e Fevereiro de 2013 e, posteriormente, administradora da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores.

Hoje, é presidente do Grupo Parlamentar de Amizade entre Portugal e os Estados Unidos. Relativamente à sua experiência com as administrações americanas e se sentiu alguma diferença na última transição, a deputada revela: “A antiga administração norte-americana [de Donald Trump] era desafiante, mas o Grupo Parlamentar de Amizade tem sempre uma relação muito forte com a Embaixada e com senadores e congressistas. Foi possível trabalhar num conjunto de dossiers (...) Nesse sentido não sentimos tanta diferença [entre administrações]”.

Sobre o trabalho na Assembleia da República, a deputada sente que existe uma maior intensidade em termos de trabalho, em comparação às outras funções que exerceu. Questionada sobre se houve algum momento que mais a tenha marcado, Lara Martinho não hesitou: “O início da anterior legislatura foi um momento muito marcante… foi perceber a diferença que nós deputados dos Açores e da Madeira podíamos trazer para as discussões aqui na Assembleia da República.”

Nestes últimos cinco anos houve, sem dúvida, uma mudança na relação com as regiões autónomas, de forma particular no meu grupo parlamentar isso foi bastante evidente. Podermos colocar na agenda política nacional as questões regionais, são sempre momentos muito marcantes”, admite.

As escolhas da deputada do PS

Na segunda parte da entrevista, Lara Martinho responde a perguntas de carácter mais dinâmico. Entre várias questões, se pudesse almoçar com alguém seria Barack Obama e o prato seria, certamente, a famosa alcatra dos Açores.

As figuras históricas que mais a inspiram são D. Afonso Henriques e Fernão de Magalhães, e, assim que conseguir, pretende voltar a visitar o Brasil e os Estados Unidos.

Entre Queen ou Abba, Sagres ou Super Bock, humildade ou ambição, os livros e filmes que mais gosta e até mesmo as suas recomendações musicais. Estas e outras questões podem ser assistidas na entrevista completa, já disponível em todas as plataformas.

Entrevista escrita por Daniela F. Costa

Nome Completo

Lara Fernandes Martinho


Data de Nascimento

06/11/1978


Habilitações Literárias

  • Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
  • Mestrado em Relações Internacionais
  • Master in Business and Administration (MBA) Formação em Liderança no Séc. XXI: Formação Avançada de Executivos
  • na Harvard Kennedy School


Profissão

Administradora


Comissões Parlamentares

  • Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
  • Comissão de Defesa Nacional
  • Comissão de Economia
  • Inovação
  • Obras Públicas e Habitação [Suplente]
  • Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença COVID-19 e do processo de recuperação económica e social
  • Comissão Eventual de Verificação de Poderes dos Deputados Eleitos